segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Movimentos migracionais


A emigração é o ato de deixar seu local de residência para se estabelecer numa outra região. O termo migração também é comumente usado para designar os movimentos de população dentro de um mesmo país. As razões que levam uma pessoa ou grupo a emigrar são muitas, como as condições políticas desfavoráveis, a precária situação econômica, perseguições religiosas ou guerras. Considera-se como imigração o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho ou residência, de pessoas de um país para outro. Não se deve confundir a figura do imigrante com a do turista, que ingressa em um país apenas com o intuito de visitá-lo e depois retornar ao seu país natal. O imigrante também não deve ser confundido com:
• o nômade, aquele que se desloca entre uma ou mais fronteiras, sem fixar residência;
• o emigrante, aquele que sai de um país com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de buscar trabalho ou residência em outro país;
• os refugiados, aqueles deslocados temporariamente em razão de guerras ou catástrofes naturais em seu país de origem. O Brasil já foi uma área de atração populacional, porém, atualmente, o número de pessoas que saem do Brasil é maior do que o número de pessoas que entram no país procurando fixar residência.
Responda ao que se pede com atenção:
1) Aponte as principais reclamações pelas quais as pessoas deixam seu país de origem.
2) Diferencie imigrante de turista.
3) Procure explicar o porquê de haver tantos imigrantes ilegais nos Estados Unidos.
4) “O texto aborda que o Brasil já foi uma área de atração populacional.” Isso ocorreu em que período histórico? O que atraía os migrantes para o Brasil? Explique.

4 comentários:

Anônimo disse...

eu achei esse texto muito legal tati!continue postando que vc vai ser um sucesso da net




beijao
Raíssa

Sobrenada disse...

PARABÉNS PELO BLOG, AMIGA, É ISSO AÍ!!! O NEGOCIO É CAIR NA REDE!BJOS

Cross fire disse...

Parabens fessora ficou legal é isso ae continue assim(chik)

Polly e Brenda Ellen disse...

Tati,
amamos o blog!
Super informativo, muito legal. =p