1) (UCS-RS) Os mapas representam as superfícies terrestres. A fim de que se possa visualizá-las numa folha de papel ou na tela de um computador, usamos escalas. Uma escala constitui a relação de redução entre as dimensões apresentadas no mapa e seus valores reais correspondentes no terreno representado. Considere que, em uma planta urbana, a distância entre dois bairros é representada por 20 cm. Sabe-se que a distância real em linha reta entre eles é de 4 km. Com base nessas informações, pode-se deduzir que a escala neste caso corresponde a:
a) 1: 5.
b) 1: 80.
c) 1: 2 000.
d) 1: 20 000.
e) 1: 8 000 000.
a) 1: 5.
b) 1: 80.
c) 1: 2 000.
d) 1: 20 000.
e) 1: 8 000 000.
2) (UFOP) Um mapa pode ser definido como uma representação reduzida, simplificada, convencional e planar da superfície terrestre ou de regiões subterrâneas que lhe estão muito próximas.
Sobre os elementos de um mapa e suas características, assinale a afirmativa incorreta.
a) Os mapas apresentam uma riqueza de detalhes diretamente proporcional à escala utilizada, de modo que, quanto maior for a escala, maior será a riqueza de detalhes apresentada.
b) Os mapas são representações planares, pois os elementos da superfície terrestre que neles figuram são representados pela sua projeção em uma superfície plana.
c) Os mapas são representações amplificadas da superfície terrestre, pois neles todas as suas características são representadas e descritas.
d) Os mapas são usualmente representações reduzidas dos segmentos apresentados na superfície terrestre.
a) Os mapas apresentam uma riqueza de detalhes diretamente proporcional à escala utilizada, de modo que, quanto maior for a escala, maior será a riqueza de detalhes apresentada.
b) Os mapas são representações planares, pois os elementos da superfície terrestre que neles figuram são representados pela sua projeção em uma superfície plana.
c) Os mapas são representações amplificadas da superfície terrestre, pois neles todas as suas características são representadas e descritas.
d) Os mapas são usualmente representações reduzidas dos segmentos apresentados na superfície terrestre.
3) (UFRPE) Foram entregues a um grupo de alunos de uma Faculdade cinco mapas temáticos, em projeção cilíndrica, para servirem como material de apoio didático a um estudo populacional e socioambiental de uma determinada região brasileira.
Assinale a escala do mapa que apresenta condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes.
a) 1: 1.000.000
b) 1: 100.000
c) 1: 600.000
d) 1: 500.000
e) 1: 250.000.
a) 1: 1.000.000
b) 1: 100.000
c) 1: 600.000
d) 1: 500.000
e) 1: 250.000.
4) (Ufscar)
Durante os anos 1970, esse mapa era visto como uma reação simbólica dos países subdesenvolvidos – o Sul geoeconômico – contra a cartografia tradicional, em especial a projeção de Mercator, que mostra o norte “acima” do sul e a Europa no centro. Mas essa idéia logo foi abandonada por falta de consistência.
Analise as seguintes afirmativas sobre essa questão:
I. A projeção de Peters mostra a proporção exata de cada área sem distorcer os seus formatos.
II. O impacto político-ideológico de se colocar o sul “acima” do norte é diminuído ou anulado pelo fato de que a imensa maioria dos países está no hemisfério norte, sendo o sul mais oceânico.
III. Tanto faz colocar o norte ou o sul na parte de cima do mapa, pois a posição mais correta para analisar um mapa é na horizontal, estando ele sobre uma mesa.
IV. A projeção de Peters é melhor para a navegação do que a de Mercator.
II. O impacto político-ideológico de se colocar o sul “acima” do norte é diminuído ou anulado pelo fato de que a imensa maioria dos países está no hemisfério norte, sendo o sul mais oceânico.
III. Tanto faz colocar o norte ou o sul na parte de cima do mapa, pois a posição mais correta para analisar um mapa é na horizontal, estando ele sobre uma mesa.
IV. A projeção de Peters é melhor para a navegação do que a de Mercator.
As afirmativas corretas são:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e IV.
e) II e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e IV.
e) II e IV.
5) (Uft) Analise a figura abaixo
Figura: Mapa do Brasil em diferentes escalas.
Fonte: COELHO, Marcos de Amorin. Geografia Geral: O espaço natural e socioeconômico.
São Paulo: Moderna, 1992. p. 302
Fonte: COELHO, Marcos de Amorin. Geografia Geral: O espaço natural e socioeconômico.
São Paulo: Moderna, 1992. p. 302
Tomando-se como base a figura que mostra o Brasil em três escalas diferentes, é INCORRETO afirmar que:
a) Quanto menor for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior é a riqueza de detalhes.
b) Quanto maior for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior riqueza de detalhes.
c) Quanto menor for a escala, menor o tamanho do mapa e consequentemente menor é a riqueza de detalhes.
d) Quanto maior a escala melhor é a observação dos detalhes.
b) Quanto maior for a escala, maior é o tamanho do mapa e conseqüentemente maior riqueza de detalhes.
c) Quanto menor for a escala, menor o tamanho do mapa e consequentemente menor é a riqueza de detalhes.
d) Quanto maior a escala melhor é a observação dos detalhes.
6) (Uepg-adap) Sobre projeções cartográficas e convenções utilizadas na confecção de mapas, assinale o que for correto.
( ) As projeções cilíndricas, a exemplo da de Mercator, são baseadas na projeção dos paralelos e meridianos em um cilindro envolvente, posteriormente planificado.
( ) As projeções azimutais se baseiam na projeção da superfície terrestre num plano em que os meridianos são linhas retas divergentes e os paralelos são círculos concêntricos.
( ) As projeções cônicas são baseadas na projeção do globo terrestre sobre um cone que o tangencia e que depois é planificado.
( ) Os símbolos ou sinais utilizados nos mapas são denominados convenções. As formas de relevo podem ser representadas por curvas de nível.
( ) A profundidade nos oceanos é representada nos mapas por tonalidades diferentes da cor azul, indo de um tom mais escuro (maiores profundidades) para um azul-esbranquiçado (menores profundidades).
7) (Falm) Os mapas são representação dos aspectos geográficos de extensões da superfície terrestre. Para a sua construção e interpretação são necessários diversos elementos. Relacione esses elementos com o seu conceito e assinale a alternativa em que aparece a ordem CORRETA:
I - LATITUDE
II. LONGITUDE
III. ALTITUDE
IV. ESCALA
( ) Distância vertical de um ponto na superfície da Terra até uma superfície de referência, geralmente o nível dos mares.
( ) Ângulo medido entre o plano do meridiano de referência, Greenwich, e o plano meridiano que passa por um ponto qualquer sobre uma superfície elipsoidal de referência, variando de 0º a 180º no sentido positivo para leste e negativo para oeste do meridiano de origem.
( ) Relação entre as dimensões dos elementos representados em um mapa, carta ou planta e as suas correspondentes dimensões na superfície terrestre.
( ) Ângulo medido entre o plano do Equador e a normal a um ponto qualquer sobre a superfície elipsoidal de referência, variando de 0º a 90º com sinal positivo no hemisfério norte e negativo no hemisfério sul.
a) II, III, I, IV
b) III, II, IV, I
c) III, I, IV, II
d) IV, II, III, I
e) IV, III, II, I
5 comentários:
Tati vida loka :D
pegou pesado ne tati :S
Não vou faz, falta o mapa
atividade facinha;
oii tati,adorei o blog ficou show.!
Bjooo
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